Fundada no município mineiro de Pará de Minas, em 14 de julho de 2006, a Associação AMA Pangeia – Amigos do Meio Ambiente nasceu da evolução da história do movimento ambientalista mundial. Proposta com o objetivo de abrir frentes e, ao mesmo tempo, promover parcerias com o poder público e a iniciativa privada, a entidade chegou para despertar e fortalecer a consciência da sociedade em relação ao desenvolvimento sustentável.
A partir daí, aos poucos, foi acontecendo uma aproximação com a comunidade e a associação passou a atuar regionalmente atendendo aos sete municípios da Comarca: Florestal, Igaratinga, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pequi, São Gonçalo do Pará e São José da Varginha.
Os obstáculos para atuação da AMA Pangeia, a exemplo do que acontece com as entidades afins, sempre foram muitos mas nenhum deles impediu os avanços da associação que, hoje, reconhecidamente, é uma das mais atuantes do Brasil.
Sua força se deve principalmente à dedicação dos diretores, que trabalham voluntariamente, e à confiança da sociedade em resposta à diversificada e expressiva atuação da associação.
Nossa Missão:
Promover a sustentabilidade ambiental e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ao qual estamos inseridos, através de ações e políticas austeras capazes de mobilizar a sociedade, assim como seus parceiros.
Nossa Visão:
Tornar-se um centro de referência para a sociedade na proteção, preservação e recuperação de ambientes naturais e, ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade ambiental.
Valores:
Conciliar a proteção ambiental com as atividades econômicas e sociais, dentro de normas que respeitam a biodiversidade, a defesa do bem comum e o consumo consciente.